watercolor_with_blue_detailed_background_edited.jpg
1 barco.png
deriva.png
serie.png

Deriva é uma série de lives com investigações e pesquisas sobre comicidade, gênero e expressões artísticas.

A série integra o projeto Matusquella: uma Palhaça em tese, furto do mestrado de Manuela Castelo Branco, que agora realiza pesquisas a nível de doutorado, é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF. Junto a ,Manu, e outres convidades e pesquisadores, vem se juntar  Romana Melo (PA) e Daiani Brum (SC), também doutorandas, e companheiras de pesquisa.

 

No sentido do compartilhar de vivências e investigações sobre palhaçaria, comicidade e gênero, Drags, caricatas, bufonas, burlesques, palhaços gays e palhaças sapatonas, relatam e discutem, em conjunto formas diversas de relacionar vida, arte e riso.

 

Como diz Maria Lugones: “Ninguém resiste à colonialidade dos gêneros sozinho. Somente é possível resistir a ela com o entendimento do mundo com uma vivência compartilhada que se consegue entender as próprias ações.” (María Lugones, 2017, p. 356 - 357).

Como convidadas, convidados, convidades temos artistas e pesquisadores de várias regiões do país, bem como de diferentes práticas e linguagens artísticas como por exemplo: Bia Medeiros (DF), Melissa Caminha (CE), grupo Cia Fundo Mundo (SP), Circo de Soládies (SP), Larrissa Latif (PA),  Joice Aglae (BA), Egon Seidler/Cia Traço de Teatro (SC), Lua Lombert (PR) e Angela de Castro (Londres), que são referências em suas práticas artísticas, e que marcam o projeto de grande diversidade.

 

4 nuvem.png
4 nuvem.png

Plataformas de Distribuição

Links:

 

+      FanPage Brasilina Filmes

https://www.facebook.com/brasilinafilmes

 

+     FanPage Deriva

https://www.facebook.com/search/top?q=deriva

+     Canal Palhaças do Mundo

https://www.youtube.com/channel/UCQsBaIHjjszPVYKg0eFRyaw

    + Calendário  Deriva ( série)

      Agosto: dias 04, 11, 18, 25, às 19h00 

      Setembro: dias 01, 08, 15, 22, 29, às 19h00

 

    + Calendário  Lançamento do livro

     Outubro: dia 12, às 19h00